DOAÇÕES



.



APOIA O PROJETO 3M1 C.A.J

CONTATOS E 3EM1 4 botão

.
.
.
.
📸  VENHA VER NOSSO ÁLBUM DE FOTOS PROJETO 3EM1 C.A.J 📸

#49- 2 Coríntios 8:12-15 diz: QUERO SABER MAIS


 

2 Coríntios 8:12-15 diz:

12 Porque, se há prontidão de vontade, será aceita conforme o que alguém tem, e não conforme o que não tem.  

13 Pois não digo isso para que, por outros, haja alívio, e para vós angústia;  

 14 antes, para que, na igualdade, a vossa abundância supram a necessidade deles, para que também a abundância deles supram a vossa necessidade, para que haja igualdade;  

15 como está escrito: "O que muito recolheu não teve demais, e o que pouco recolheu não teve falta." (2 Coríntios 8:12-15, NVI)


Contexto do Passagem:

Paulo está escrevendo aos coríntios para incentivá-los a participarem de uma coleta de ofertas que estava sendo feita para ajudar os cristãos pobres em Jerusalém. Ele fala sobre a importância de ajudar os necessitados, mas enfatiza que essa ajuda deve ser dada de maneira generosa e com coração disposto, sem forçar ninguém a dar além de sua capacidade.


Explicação do Texto:

1. Versículo 12:

 Paulo explica que a contribuição será aceita de acordo com o que a pessoa tem, e não com base no que ela não tem. O foco é a disposição do coração, e não o valor absoluto da oferta. A generosidade é mais importante que a quantidade. Deus não nos pede para darmos mais do que podemos; Ele quer que ofereçamos de acordo com a nossa capacidade, com alegria e prontidão.


2. Versículo 13:  

   Paulo faz uma distinção importante: ele não está pedindo que os coríntios se sobrecarreguem em suas ofertas para aliviar os outros, ao ponto de causar dificuldades para eles mesmos. Ele quer que haja um equilíbrio nas doações, de modo que ninguém seja colocado em uma posição difícil, e que todos possam ajudar conforme suas posses.


3. Versículo 14:  

   A ideia é que as pessoas em abundância (aqueles que têm mais) supram as necessidades de aqueles que estão em dificuldades, e vice-versa. A abundância de um deve suprir a falta de outro, e essa troca cria uma situação de igualdade dentro da comunidade. Isso promove uma solidariedade genuína, onde as necessidades dos outros são atendidas, e a unidade e o amor fraternal são fortalecidos.


4. Versículo 15:

 Paulo cita uma passagem de Êxodo 16:18 para ilustrar a ideia de equilíbrio e igualdade na distribuição: "O que muito recolheu não teve demais, e o que pouco recolheu não teve falta". Isso remonta à história do maná no deserto, onde, de acordo com a instrução de Deus, as pessoas recolhiam o maná conforme suas necessidades diárias, e ninguém tinha a mais nem a menos do que o necessário. O conceito é que todos recebam o suficiente, e todos contribuam de acordo com sua capacidade, garantindo que ninguém fique sem.


Aplicação Prática:

1. Generosidade com equilíbrio: Este texto nos ensina que a generosidade deve ser dada conforme a capacidade de cada um. Não devemos dar mais do que podemos, mas devemos ser generosos de acordo com nossa situação. O importante é dar de boa vontade, com alegria, e sem pesar.


2. Solidariedade e ajuda mútua: Quando há necessidade em uma comunidade, a ajuda deve ser feita de forma que todos contribuam igualmente, de acordo com o que possuem. A generosidade deve ser um reflexo de solidariedade, onde aqueles que têm mais ajudam aqueles que têm menos, e vice-versa. A união e o cuidado mútuo são essenciais no corpo de Cristo.

3. Igualdade na comunidade cristã: Paulo destaca que a ajuda deve criar um equilíbrio, onde não há aqueles que têm demais e aqueles que não têm o suficiente. Todos devem ser cuidados, e as riquezas ou dificuldades materiais não devem separar a comunidade cristã.


4. A generosidade deve ser feita de boa vontade, sem forçar ninguém: Não devemos esperar que as pessoas se sintam pressionadas a doar além de sua capacidade. A generosidade deve ser motivada pela vontade de ajudar e pelo amor fraternal, não por obrigação ou pressão.


Conclusão:

2 Coríntios 8:12-15 nos ensina sobre a importância da generosidade equilibrada e do cuidado com os necessitados, enfatizando que as doações devem ser feitas conforme a capacidade de cada um, sem sobrecarregar ninguém. O cristão deve se preocupar em promover a igualdade, onde as necessidades dos outros são atendidas, e a unidade da igreja é fortalecida. A verdadeira generosidade vem do coração disposto, e não da pressão externa.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.


“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12 )

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 

(1 Tessalonicenses 5:23).

Para a Bíblia, a salvação envolve uma regeneração do espírito (por meio de Cristo), uma renovação da mente (alma), e um sacrifício diário do corpo. 

O cristão é chamado a adorar a Deus com corpo, alma e espírito, e todos esses aspectos devem estar alinhados para uma vida plena em Cristo.



SITE PRA ROSE


 

SITE PR IVANILDO