1 Coríntios 5:12-13 diz:12 "Pois que me importa julgar os que estão de fora? Não julgais vós os que estão de dentro?"13 "Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai o iníquo do meio de vós."
Explicação:
Esses versículos fazem parte do contexto em que Paulo está falando sobre a disciplina dentro da igreja. O apóstolo orienta os cristãos de Corinto a tomar atitudes em relação ao pecado que estava sendo tolerado dentro da comunidade. Aqui está o significado de cada versículo:
1. Versículo 12: Paulo explica que não é responsabilidade da igreja julgar aqueles que estão fora da comunidade de fé, ou seja, os não-cristãos. No entanto, é responsabilidade dos cristãos, como membros da igreja, julgarem aqueles que estão dentro da comunidade, ou seja, aqueles que professam a fé em Cristo. A disciplina deve começar entre os membros da igreja, para manter a pureza e santidade da fé.
2. Versículo 13: Neste versículo, Paulo lembra que é Deus quem julgará as pessoas fora da igreja. Cabe a Ele, e não aos cristãos, fazer a separação final entre os justos e os ímpios. No entanto, a responsabilidade da igreja é agir dentro da comunidade para corrigir comportamentos que contradizem os ensinamentos de Cristo. "Tirai o iníquo do meio de vós" é um chamado à disciplina e à exclusão da pessoa que persistir em pecado grave, visando restaurá-la e manter a integridade da igreja.
Em resumo, esses versículos falam sobre o julgamento e a disciplina dentro da igreja. Paulo ensina que a igreja tem a responsabilidade de corrigir os membros que persistem em pecado, mas o julgamento final sobre os que estão fora da igreja cabe a Deus.
A disciplina visa a purificação da comunidade e a restauração dos pecadores.